Momento é de organizar o orçamento para todo o ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Mais um ano chegou e o momento é ideal para realizar um planejamento financeiro para 2022. Este plano é importante, sobretudo, para estes primeiros meses, por causa de contas acumuladas, como IPVA, IPTU, matrículas escolares e por aí vai. Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, a organização financeira é de grande importância.

Para conseguir se organizar financeiramente, é necessário se conhecer e saber exatamente qual é o tamanho do seu orçamento, ou seja, quanto você tem de dinheiro. Os especialistas em educação financeira lembram que criar o hábito de manter um levantamento detalhado de suas finanças ajuda a identificar gastos desnecessários, enxugar despesas e realizar mudanças no estilo de vida que ajudem a deixar suas finanças em ordem, e até poupar para uma reserva ainda maior no futuro.

O primeiro passo é anotar os ganhos com os quais pode contar, como salários, benefícios, auxílios, comissões, entre outros. Deve considerar qualquer tipo de remuneração que receba com alguma regularidade.

Logo em seguida, anote tudo o que gasta, dividindo em duas categorias: despesas fixas e despesas variáveis. As fixas são aquelas pagas todos os meses com valores iguais ou parecidos, como aluguel, prestações, mensalidades, etc. Já as despesas variáveis são aquelas cujos valores sofrem alterações por diferentes motivos, como compras no mercado, conta do telefone, conta de energia, gastos com transporte. Há também as chamadas despesas eventuais, que ocorrem de vez em quando e sem regularidade, como conserto da casa, roupa, remédio e dentista, além das despesas anuais como impostos, matrícula na escola e viagens.

Depois de fazer os dois levantamentos, é preciso fazer uma conta: tudo que ganha menos tudo que gasta para saber em que situação você se encontra atualmente, poupando, com ganhos maiores que gastos; equilibrado, não sobra, mas também não falta; e devendo, com gastos acima do que ganha. Importante lembrar que a primeira situação é sempre a melhor, o que garantirá um futuro de bem-estar e qualidade de vida.

Ascom/Fabasa