Especialistas destacam importância da reserva financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Com a chegada do fim do ano – e do décimo terceiro salário – o brasileiro tem a oportunidade de, com planejamento, ter mais tranquilidade em relação ao orçamento. Mas a pandemia e o momento delicado da economia reforçam a importância de se ter uma reserva financeira para enfrentar as adversidades e também garantir um futuro mais tranquilo.

Conselheiro da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), Andrew Frank Storfer diz que a pandemia deixou uma lição importante para as pessoas: “todos podemos viver gastando menos”. Para ele, “existe um produto que todos deveriam comprar: a tranquilidade”. “Ter alguma reserva, segundo ele, é sempre bom”, disse o conselheiro da Anefac.

Especialista em educação financeira, o economista e professor licenciado da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques sugere que, tendo um dinheirinho sobrando, as pessoas procurem, primeiro, quitar dívidas que, em função dos juros, estejam crescentes. “Quem receber o décimo terceiro salário pode utilizar da seguinte forma: pagar dívida que tem juros, consumir parte nas festas de fim de ano e guardar uma parte”, citou.

O segredo, segundo Marques, é equilibrar o desejo de gastar com algum serviço, ou de comprar alguma coisa, com a necessidade de ter reservas e, assim, tranquilidade. “Neste fim de ano, presentes podem ser o primeiro gasto a ser reduzido. Os gastos com serviços e compras do dia a dia devem sempre ser revistos. Há itens que subiram de preço e podem ser substituídos por outros. Procurar alternativas com preços mais em conta pode fazer uma diferença”, sugere.

Uma boa alternativa de compras que pode resultar em economia são as feitas pela internet. Segundo os especialistas, as compras online têm, entre suas vantagens, a possibilidade de comparação de preços, que é facilitada por não haver necessidade de deslocamento. Além disso, os produtos são em geral “bem mais baratos” do que estão à venda em lojas físicas. (Com informações da Agência Brasil)

 

Ascom/Fabasa