Dívidas em atraso pedem rapidez e planejamento para regularizar situação financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A pessoa que passa por problemas financeiros, com dívidas em atraso, deve ter um raciocínio prático e assertivo para a questão. É preciso resolver a questão logo, o mais rápido possível, com medidas que possam regularizar a situação financeira. A base de tudo é sempre analisar o orçamento e ter uma exata proporção da dívida em relação à sua receita.

Os especialistas apontam como primeiro passo o corte e redução de despesas, avaliando no orçamento quais despesas podem ser eliminadas, mesmo que temporariamente, e as que você consegue reduzir. Os recursos extras, como férias e restituição de Imposto de Renda, podem servir para amortecer ou quitar dívidas. Mas é sempre importante lembrar que, após regularizar as finanças, o ideal é que esse dinheiro seja poupado para o seu planejamento de futuro.

Importante estabelecer um plano de pagamento de dívidas em atraso, renegociando e evitando o acúmulo de parcelas e efeito dos juros. Observe bem as condições, as taxas cobradas e faça algumas simulações quanto à evolução da sua dívida no prazo acertado. Uma saída pode ser obter empréstimo junto à Fabasa, cujos juros variam de apenas 0,88% a 0,99% – a depender do prazo para pagamento – para participantes do plano misto (CD), e 0,93% a 1,05% para o plano BD.

A dica é não adiar suas decisões financeiras, definindo sempre uma estratégia e procurando agir o quanto antes, e pode ser importante envolver a família, para que todos contribuam na obtenção de resultados. Com a vida financeira em ordem, passe a praticar novos hábitos de consumo e tomar boas decisões financeiras, sempre poupando e fazendo reserva para um futuro mais tranquilo.

ASCOM/Fabasa