População de idosos cresce 57% em 12 anos e traz desafios para um futuro mais tranquilo

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A estrutura etária brasileira está se transformando rapidamente, com a diminuição do número de crianças, adolescentes e jovens, e uma aceleração do aumento da população idosa de mais de 65 anos, que saltou de 14 milhões em 2010 e chegou a 22,1 milhões em 2022, segundo o último Censo do IBGE. O aumento da expectativa de vida, que chegou a 77 anos, traz desafios e merece a atenção de todos que buscam, sobretudo, uma aposentadoria com mais tranquilidade.

O total de pessoas com 65 anos ou mais chegou a 10,9% da população. Se levado em conta a população de 60 anos (32 milhões), já chega a 15,6%. “O Estatuto do Idoso define como idoso a pessoa de 60 anos ou mais. O corte de 65 anos ou mais foi utilizado nesta análise para manter comparabilidade internacional e com outras pesquisas que utilizam essa faixa etária, como de mercado de trabalho”, afirmou em comunicado a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri.

Em relação à expectativa de vida da população geral, o último levantamento mostrou que atingiu 77 anos. Se só a população feminina for considerada, a esperança de vida ao nascer é de 80,5 anos. Já a expectativa dos homens é de 73,6 anos. Mas, para quem tem 77 anos hoje, a expectativa é de que essa pessoa ainda viva, pelo menos, mais 11 anos, e chegue aos 88.

O presidente da Fabasa, Luis Reis, lembra mais uma vez que o aumento da expectativa de vida traz alguns desafios, inclusive com novas políticas governamentais e mais investimento em saúde e qualidade de vida. “As pessoas também devem se preparar para uma terceira idade mais longa, após a aposentadoria, o que exige alguns cuidados e um melhor planejamento financeiro desde já”, destacou.

Este planejamento financeiro para o futuro será algo cada vez mais importante para as pessoas que pensam em uma terceira idade tranquila, segundo o diretor Administrativo e Financeiro da Fabasa, Dermeval Lima Filho, que enfatizou a importância da Fabasa para os embasianos. “A previdência complementar pode garantir, na inatividade, um padrão de vida semelhante ao período de atividade do trabalhador”, afirmou.

“É necessário que todos estejam cada vez mais conscientes sobre a importância de se poupar hoje para garantir um futuro melhor amanhã. Quanto maior é o investimento no presente, maior será a segurança e mais qualidade de vida mais à frente”, reforçou a diretora de Benefícios, Marialice Carneiro.

 

Ascom/Fabasa