Planejamento ajuda a organizar vida financeira neste novo ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Algumas ações podem ser essenciais para começar 2021 com o pé direito, sem medo de crise, com as principais contas organizadas e com ânimo para poupar. É importante fazer o planejamento financeiro anual, para gastar com o que é inevitável, economizar com o que é possível e até investir no futuro.

Os especialistas em educação financeira indicam que é preciso anotar tudo o que a família gasta durante um mês inteiro, de preferência em uma planilha, assim como a sua receita. Este é o primeiro passo para avaliar se as contas estão equilibradas. O grande segredo para manter uma vida financeira equilibrada é ter noção do dinheiro que de fato chega e que sai da conta bancária mensalmente. Tudo deve ser calculado a fim de evitar surpresas e frustrações para o novo ano.

Após indicar os custos fixos, que são indispensáveis, como luz, água, alimentação, transporte, educação, impostos e internet, avalie os gastos que podem surgir, como reparos inesperados no carro ou na casa, medicamentos, entretenimento e compras por impulso. Cortar gastos supérfluos e estabelecer metas de poupança são objetivos importantes para começar bem o ano e traçar objetivos futuros. Aportes em previdência complementar, além de boa rentabilidade, garantem mais segurança financeira na aposentadoria. Para os participantes da Fabasa, os aportes podem ser feitos a qualquer momento, e basta entrar em contato com a Fundação.

Caso tenha pendências em aberto, priorize resolver essa situação. Anote o valor de cada dívida e os juros cobrados para iniciar o processo de negociação.

A melhor forma de evitar consumir é não ir aos templos do consumo, os shoppings, ou focar em comprar o necessário. Há ainda os pequenos gastos rotineiros, que, no fim das contas, fazem muita diferença quando somados ao longo do ano. Importante controlar o seu saldo para não entrar no cheque especial, pois essa modalidade de crédito tem altas taxas de financiamento.

Ao fazer seu planejamento financeiro, não se esqueça de pensar também nas realizações que são importantes para você. A vida não é só pagar contas e dívidas. O objetivo de organizar as finanças deve ser poder viver melhor, alcançar seus objetivos e curtir momentos especiais com as pessoas que amamos.

 

DICAS

 

  • Faça uma retrospectiva de renda e gastos no ano passado;
  • Em uma planilha, anote a previsão do quanto você recebe e quanto deve gastar todo mês;
  • Estabeleça uma meta de poupança mensal;
  • Evite compras desnecessárias ou parcelamentos demais que engessem seu orçamento;
  • Planeje com antecedências os gastos que trazem satisfação, como férias, aniversários e lazer nos feriados e finais de semana.
  • Viva a realidade que a sua renda permite.

 

ASCOM/FABASA