Contratos de empréstimo poderão ser assinados de forma eletrônica

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A partir de 01/03/2021, os contratos de empréstimo já podem ser assinados de forma eletrônica, com todo o fluxo de envio e recebimento dos documentos sendo realizado através do e-mail do participante cadastrado na Fundação. Assim, não haverá mais a necessidade da impressão do contrato de empréstimo.

O fluxo para a formalização das assinaturas do contrato de empréstimo será o seguinte:

 

1 – Participante solicita empréstimo à Fabasa.

2 – Assistente de empréstimo emite e valida o contrato com a sua assinatura, inserindo o documento no sistema com os endereços eletrônicos (e-mail) dos demais signatários.

3 – Gerente de Investimentos homologa o contrato com a sua assinatura, sendo automaticamente enviado para o e-mail do mutuário (participante que solicitou o empréstimo). Cabe observar aqui, que o contrato será enviado ao e-mail que consta na base cadastral da Fabasa, por isso, é fundamental que o cadastro esteja atualizado. Não será permitido o uso de e-mail que não conste oficialmente no cadastro do participante.

Participante recebe um e-mail do endereço ajuda@clicksign.com com o contrato para assinatura. Ele deverá revisar os seus dados pessoais e do contrato de empréstimo e assinar eletronicamente.

4 – Após confirmação o sistema vai gerar um Token para confirmação da assinatura que será encaminhado para o e-mail do participante. O Token é um código de segurança gerado de forma aleatória pelo sistema. Conforme exemplo abaixo:

5 – Testemunhas da Fabasa recebem um e-mail com o contrato para assinatura e posterior envio aos Diretores para aprovação.

6 – Diretores da Fabasa recebem um e-mail com o contrato para aprovação, assinatura eletrônica e posterior liberação para pagamento.

Quando o contrato for assinado pelos Diretores da Fabasa, cada signatário, inclusive o participante, receberá um novo e-mail com o documento finalizado e assinado eletronicamente por todos os signatários envolvidos no processo.

Entendemos que a introdução desse no processo irá agilizar a formalização dos contratos de empréstimo da Fabasa, sem renunciar à segurança jurídica dos seus instrumentos.