6 dicas para reorganizar suas contas e orçamento para 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O novo ano se inicia e a reorganização das contas é um passo importante para passar os próximos meses sem as dívidas atuais e com o orçamento equilibrado.

Confira:

1. Planejamento

A rotina de uma pessoa que tem saúde financeira é perfeitamente planejada, pois não fazem nenhum gasto supérfluo. Separe os gastos essenciais dos não essenciais e comece a cortar a segunda categoria o máximo possível. Você verá que, dessa maneira, sobrará mais dinheiro no final do mês.

2. Gastos com moradia vêm antes

Dê prioridade às suas contas e dívidas de moradia, como o IPTU, aluguel, condomínio, água, etc. Caso essas dívidas não forem liquidadas, você pode acabar enfrentando problemas maiores.

3. Fuja do crédito rotativo

O crédito rotativo tende a aumentar ainda mais sua dívida, principalmente se você já usa o cartão de crédito com muita frequência. Além disso, esse tipo de crédito tem uma das taxas de juros mais altas do mercado.

4. Não acredite no cheque especial

Recomenda-se que o cheque especial seja utilizado apenas em situações de emergência, mas com a consciência de que conseguirá abater o valor em curto prazo. Essa também é uma modalidade com altas taxas de juros.

5. Utilize bem o 13º

No final do ano, boa parte dos trabalhadores recebem o 13º salário. Se você estiver fechando o ano no vermelho, por que não usar esse valor para cobrir as dívidas de juros mais altos? Assim, você começa o ano livre das dívidas que podem te prejudicar mais.

6. Você pode transferir a dívida

Transferir a dívida consiste basicamente em trocar a dívida de um gasto maior por outra menor. Isso pode ser vantajoso quando a dívida já possui juros muito elevados, pois com a transferência, os custos são reduzidos.