O presidente da Fabasa, Dermeval Nonato Lima Filho, e o diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Ferreira Barreto, participaram da Expert XP 2025, na São Paulo Expo. O evento, considerado um dos maiores festivais de investimentos do mundo, aconteceu nos últimos dias 25 e 26 de julho, na capital paulista. Reuniu alguns dos maiores especialistas do mercado financeiro e personalidades, como o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e o ator e político americano Arnold Schwarzenegger.
A edição marcou os 15 anos do evento, que é referência em trazer alguns dos maiores nomes do mercado financeiro e empresarial do Brasil e do mundo para compartilhar suas experiências, percepções e debater os temas mais relevantes e atuais do universo da economia e da tecnologia. “Foi mais um evento muito válido para conhecer as tendências no mercado e ouvir especialistas renomados sobre o momento da economia”, afirmou Dermeval Filho.
O diretor Alexandre Barreto também destacou a importância da participação da Fabasa em importantes eventos, como a Expert XP, que proporcionam mais conhecimento e profundidade, sobretudo em relação aos investimentos
Encerrando o primeiro dia de evento, Arnold Schwarzenegger compartilhou lições de sua trajetória nos esportes, no cinema, na política e no mundo dos negócios. Em um dos painéis mais aguardados da Expert XP, o autor de “A Psicologia Financeira”, Morgan Housel, defendeu que os maiores aliados do investidor são a paciência, a simplicidade e a humildade diante do imprevisível.
No painel “Trump e a nova ordem econômica global” Marina Valentini, do JP Morgan, Gabriel Hartung, da SPX Capital, Daniel Popovich, da Franklin Templeton, e Alberto Bernal, da XP, discutiram sobre tarifas, os efeitos da guerra comercial, a sucessão da presidência do Federal Reserve (Fed), o câmbio e o impacto de todas essas questões sobre os mercados globais.
Já no painel com participação de David Jones, da BlackRock, e Artur Wichmann, da XP, foi discutido como construir portfólios que combinem inovação, diversificação e resiliência. De acordo com os especialistas, o futuro da alocação passa por novas fronteiras — como ativos alternativos, tecnologia e sustentabilidade — e exige uma visão mais dinâmica da relação risco-retorno.
Ascom/Fabasa