Apenas 1/3 dos brasileiros faz reserva financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A maioria dos brasileiros (67%) não tem guardado dinheiro algum como reserva para emergências ou para um futuro com mais tranquilidade. Foi o que revelou uma pesquisa nacional realizada pelo Datafolha neste mês de dezembro. O levantamento mostrou ainda que apenas 13% declararam ter algum plano de previdência privada, para reforçar os proventos na hora de se aposentar.

Os dados mostram que os colaboradores da Embasa, através da Fabasa, estão inseridos em uma pequena parcela de brasileiros que contarão com uma reserva futura, para ter uma aposentadoria mais tranquila. “Isto revela a importância que a previdência complementar terá no futuro dos embasianos, proporcionando mais qualidade de vida”, afirmou o presidente da Fundação, Luís Reis.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Datafolha ainda mostra que, quase a metade da população com 16 anos ou mais também não contribui sequer para a Previdência Social, o que sugere um futuro financeiro sombrio na velhice.

O diretor Administrativo/Financeiro da Fabasa, Dermeval Filho, lembra que quanto maior for a reserva e os aportes no fundo de previdência, maior será a renda futura. “Com os resultados positivos que temos obtido nos investimentos realizados, estamos garantindo um retorno importante aos participantes ao se aposentarem”, declarou.

A diretora de Benefício, Marialice Carneiro, lembrou que, neste mês de dezembro, os participantes ativos do Plano Misto (CD) da Fabasa têm a oportunidade de efetivar contribuição voluntária com taxa de administração 0%. O aporte pode ser feito até o dia 29 de dezembro. Além de reforçar os recursos do seu plano, o participante poderá descontar suas contribuições previdenciárias da base de cálculo do Imposto de Renda devido, em até 12% da sua renda bruta anual, quando na Declaração de Ajuste Anual, Ano-Calendário 2023, no modelo completo.

Ascom/Fabasa