Economia doméstica estimula atos sustentáveis e estabilidade financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cuidar do orçamento familiar inclui também cuidados com as despesas domésticas. Pequenas ações podem garantir a estabilidade financeira da família e ajudar a proporcionar uma melhor qualidade de vida, com sustentabilidade e até preservação do meio ambiente. Dar ao dinheiro seu devido valor é o segredo para ter uma vida equilibrada e planejada, tornando mais fácil a possibilidade de construir uma poupança para o futuro.

Para especialistas, ao modificar pequenos hábitos de consumo, economizando água e energia, por exemplo, os membros da família podem colaborar nas despesas domésticas, proporcionando menos gastos e saldo financeiro. Algumas práticas podem contribuir para controlar o orçamento familiar, reduzindo despesas.

Economizar na conta de luz, por exemplo, é um dos maiores desafios, independente da época do ano. Com o sistema de bandeira tarifária mudando em vários períodos do ano, com influência do clima e das chuvas, é importante recorrer a pequenas ações para que o valor final desta conta não pese tanto no bolso.

Manerar nos banhos quentes, aproveitar a iluminação natural e optar por lâmpadas de LED, utilizar ar-condicionado modelo inverter, apagar as luzes ao sair de cômodos e esperar acumular roupa suja para lavar na máquina são ações simples que podem fazer a diferença.

Confira outras práticas que podem ajudar a controlar o orçamento familiar e reduzir despesas do lar:

 

– Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado: Isto garante que você não se distraia facilmente entre as prateleiras do mercado e compra além do que necessita.

– Faça uma refeição antes de ir ao supermercado: Quando se compras com estômago vazio, é mais fácil se deixar seduzir por doces e outras comidas que você não precisa comprar no momento.

– Asse mais de um alimento ao mesmo tempo: ao utilizar o forno e cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, pode economizar gás.

– Faça seus próprios doces e aperitivos: faça bolos, bolachas e salgadinhos em casa. Além de economizar, você ainda garante que os seus alimentos serão de boa procedência.

– Compre frutas da época: Com a grande oferta, frutas da época são mais baratas e proporcionam economia no mercado.

– Troque a borracha de vedação da geladeira: se a mesma está dando vazão ao ar frio, pode valer a pena trocá-la por uma nova, evitando desperdício.

– Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira:  ao guardar alimentos quentes, a geladeira trabalhará mais para que os mesmos atinjam uma temperatura compatível ao de seu interior.

– Livre-se de extensões: extensões e benjamins (“T”) ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.

– Limpe o filtro do ar condicionado: manter o filtro do ar condicionado sempre limpo evita a sobrecarga do aparelho para o resfriamento do ambiente.

– Reaproveite a água depois de lavar a roupa: reutilize a água proveniente da lavagem de roupa para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.

– Feche a torneira enquanto escova os dentes: Estima-se que uma pessoa, ao fechar a torneira ao escovar os dentes, ajuda a economizar até 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida.

– Instale uma descarga econômica: Vasos sanitários que possuem válvula de descarga econômica diminuem significativamente desperdícios.

 

ASCOM/Fabasa