Família que planeja e poupa unida, cresce e permanece unida

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O planejamento financeiro em família pode ser ser lastro para uma vida mais tranquila e organizada. O diálogo constante sobre o orçamento familiar pode trazer grandes benefícios para todos, que aprendem a cuidar melhor dos recursos, poupar e consumir de forma consciente, garantindo a realização de sonhos no presente e no futuro.

Segundo especialistas, até mesmo as crianças e adolescentes podem participar do planejamento,  conhecendo melhor o orçamento doméstico, sabendo como o dinheiro é gasto e encontrando possibilidades de economizar. É possível contar com o envolvimento e a colaboração de todos, respeitando o grau de maturidade de cada um.

Importante no diálogo apresentar a realidade, como o extrato da conta bancária, para justificar a necessidade de reavaliarem comportamentos de cada um em relação ao uso do dinheiro. Outra estratégia é mostrar o quanto a família vai ganhar se, unida, se dispuser a poupar e investir um pouquinho por mês, por exemplo, na Previdência complementar. Para usufruir de todos os benefícios lá na frente, é preciso repensar um pouquinho o consumo que é feito hoje.

Dicas:

Estabeleça metas: Determine metas de poupança para a realização dos sonhos que vocês têm em comum. Mas planeje também uma reserva financeira para cobrir imprevistos.

Responsabilidades. Explique que todos os moradores da casa são responsáveis pela saúde financeira da família. Com isso, fica mais fácil determinar um limite de gastos para cada despesa.

Reduzir despesas: Cada um pode sugerir possibilidades de corte de gastos e até mesmo as crianças podem pensar numa maneira criativa de poupar.

Vitórias: Quando a situação financeira começar a mudar, comemore as conquistas e elogie a todos pelo comprometimento e envolvimento. Desta forma, vai estimulá-los a todos a continuar planejando e poupando.

ASCOM/Fabasa