Pequenas atitudes podem gerar economia no dia a dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Pequenas atitudes podem fazer a diferença no orçamento. Para economia no dia a dia é preciso, acima de tudo, saber para onde o dinheiro está indo. A primeira tarefa, segundo especialistas em educação financeira, é anotar todas as despesas e depois fazer uma análise de como estão suas contas. Com certeza vai perceber vários gastos desnecessários, que podem ser cortados. Desta forma vai ser possível uma folga no orçamento e gerar economia.

Entre as principais despesas que podem ser minimizadas está a alimentação fora de casa. Ela tem sido uma vilã da inflação e esse tipo de despesa impacta, e muito, no orçamento. Por isso, preparar e levar o almoço para o trabalho, além de ser mais saudável, pode gerar ganhos financeiros, com redução do gasto mensal com alimentação.

Já pensou em deixar o carro em casa? A mobilidade em Salvador, por exemplo, tem melhorado muito nos últimos anos, com a implantação do metrô e, recentemente, com o BRT. Além de colaborar para reduzir a poluição da cidade, utilizar o transporte coletivo é uma forma de cortar gastos com combustível, despesas com estacionamento e desgaste do veículo.

Outra dica que é costumeira entre especialistas é sempre fazer uma lista antes de ir às compras, indicando o que realmente precisa, sobretudo quando for ao supermercado. Comprar sem planejamento é, certamente, um dos maiores riscos para as finanças. A lista evita o impulso e faz o consumidor pensar melhor antes de colocar produtos desnecessários no carrinho.

Fundamental também pesquisar preços e aproveitar promoções, incluindo trocas de coleções de roupas de lojas, saldão de produtos em mercados, baixa temporada de viagens.

Importante é ter consciência que, com atenção e planejamento, é possível economizar no dia a dia com uma cultura de gasto responsável. A sobra financeira abre possibilidade para investir ainda mais no futuro, ampliando, por exemplo, a poupança da previdência complementar.

 

ASCOM/FABASA