Mães são responsáveis pelo orçamento familiar em 56% dos lares brasileiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

As mães brasileiras estão à frente do orçamento doméstico em 56% de todos os lares no Brasil. Os dados são de um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Mas, quando o assunto é o gerenciamento da poupança e investimentos da família, esse papel se mostra mais dividido entre mulheres (45%) e homens (47%).

Além de mostrar a importância das mães na base de recursos das famílias, mostra o impacto da chegada e do crescimento da participação delas no mercado de trabalho. A ascensão da renda também tem sido percebida por estudos e pesquisas. Importante lembrar que a maioria delas (60%) é responsável pelas tarefas domésticas, como limpar a casa e preparar as refeições.

Especialistas lembram que o planejamento do orçamento familiar é a principal ferramenta de controle financeiro, que permite ter uma visão clara das receitas e despesas em casa. Com ele, é possível equilibrar as contas, atingir objetivos financeiros e planejar o futuro com mais segurança e tranquilidade, sobretudo por meio da poupança e da previdência complementar.

Fazer o orçamento familiar significa registrar tudo o que entra, como salário, rendimentos de aplicações, e tudo o que sai, incluindo contas, aluguel, impostos, entre outros gastos. O objetivo, claro, é gastar menos do que se ganha, e, preferencialmente, investir esse excedente.

 

Ascom/Fabasa