Programa de educação financeira nas escolas vai preparar jovens para o futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída há pouco mais de uma década, tem como objetivos promover a educação financeira e previdenciária e aumentar a capacidade do cidadão para realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos. Neste contexto, foi lançado, em 2021, o programa Educação Financeira na Escola, que visa formar professores da educação básica, por meio de plataforma EaD, para que estes possam desenvolver nos alunos uma cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.

O programa, que é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Educação, tem como meta formar 500 mil professores em três anos e capacitar 25 milhões de alunos das redes pública e privada.

São diversos eixos, incluindo o site com materiais para docentes; um curso online desenvolvido pelo Sebrae para o programa de formação básica dos professores; certificados e prêmios para os professores que concluírem o programa de formação; campanhas para promover e divulgar aos jovens as ações de educação financeira; criação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira; e a parceria com diversas instituições.

Os benefícios de ter uma boa relação com o dinheiro atingem não somente o indivíduo, mas também a sociedade, como apontou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Relatório do Banco Mundial sobre projetos de educação financeira em escolas apontou que 21% a mais dos alunos passaram a fazer uma lista de gastos mensais e uma maior conscientização de jovens sobre a importância de poupar.

O presidente da Fabasa, Luís Reis, destacou a importância de programa para o crescimento da conscientização dos jovens sobre a necessidade do planejamento financeiro, incluindo a educação previdenciária, para um futuro com mais equilíbrio e qualidade de vida. “Este tipo de ação, certamente, terá reflexos já a médio prazo, contribuindo para o futuro destes jovens e também do país”, citou.

A diretora de Benefícios, Marialice Carneiro, enfatiza que os jovens atuais terão uma perspectiva de vida cada vez maior, sendo necessário que, desde cedo, aprendam a realizar o seu planejamento financeiro frente a este novo momento. “Muitos deles vão adquirir hábitos e socializar seus conhecimentos com a família e amigos”, destacou.

Dermeval Lima Filho, diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, acredita que o programa também contribui para a eficiência e a solidez dos mercados financeiro, de seguros, de capitalização, além do mercado de previdência. “Fundamental preparar os nossos jovens para que eles tenham uma noção melhor da importância de ter uma vida financeira saudável, com gastos equilibrados e com um planejamento adequado para um futuro tranquilo”, disse.