Previdência complementar mantém padrão de vida na aposentadoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cerca de 90% dos brasileiros com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria. O número faz parte do Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, e mostra que é preciso avançar no país quando o assunto é planejamento previdenciário. E a falta deste planejamento pode resultar em queda no padrão de vida no momento de se aposentar.

Em meio a este cenário, há uma crescente mudança na demografia, caracterizada pelo aumento da taxa de idosos inativos economicamente. Estima-se que em nenhum outro país da América do Sul o envelhecimento da população será tão rápido quanto no Brasil. Quase triplicará nas próximas três décadas, para cerca de 36%.

O relatório, realizado pela seguradora Allianz, avaliou a estrutura previdenciária de 70 países. Em locais como Nova Zelândia e Estados Unidos, o percentual de pessoas que não poupam é de cerca de 30% e 40%, respectivamente. Mesmo em países emergentes, como a Índia e Rússia, os percentuais são melhores que o brasileiro, algo em torno de 80%. Mas também existem países em situações ainda piores, como Argentina e Egito, onde cerca de 95% da população nessa faixa etária não guarda para o futuro.

 

 

Ascom/Fabasa