EPINNE/EPB 2018 aponta como tendência diversificação de investimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A FABASA participou, nos dias 17 e 18 de maio, do Encontro dos Profissionais de Investimentos do Norte e Nordeste (EPINNE) e do Encontro de Profissionais de Benefícios do Norte e Nordeste (EPB), realizados simultaneamente em Fortaleza (CE). Entre as discussões, o evento apontou a diversificação de investimentos como comportamento imperativo das entidades. A FABASA se antecipou a essa tendência e já aderiu ao movimento com sucesso desde o ano passado.

“A FABASA vem diversificando seu portfólio justamente para não ficar refém dos juros, que não vão atingir a meta. De junho de 2017 para cá, dobramos nossa exposição em renda variável, fizemos alocação num fundo de investimento do exterior e, na primeira quinzena de maio, pouco antes do EPINNE/EPB, realizamos aporte num fundo multimercado”, externou o Diretor Administrativo e Financeiro, Dermeval Nonato Filho.

Graças a esse movimento, a FABASA fechou 2017 com rentabilidade de 13,13%, acima da média das entidades nacionais, que ficou em torno de 11%. “Poucas entidades fizeram isso, porque era um momento complicado, com um cenário político indefinido, que impactava no mercado econômico. Esse bom resultado foi fruto de uma avaliação criteriosa. Já vínhamos estudando a carteira de renda variável há três anos, aguardando o melhor momento para fazer os aportes”, avaliou o Diretor.

Para Dermeval, a necessidade de diversificação dos investimentos foi o tema mais importante do encontro. Segundo ele: “estamos passando por um momento em que as taxas de juros reduziram bastante e, investindo apenas nessas taxas, as entidades não conseguem atingir as metas. É preciso diversificar, fazendo alocações em fundos multimercados, fundos no exterior, investimentos em crédito privado e outras formas”.

O EPINNE/EPB reuniu entidades do Norte e Nordeste, além de representantes de estados de outras regiões, a fim de debater temas que refletem as necessidades atuais do mercado. A proposta foi integrar as áreas de Investimentos e Benefícios, com o objetivo de superar os desafios contemporâneos e fortalecer o sistema de previdência complementar fechada. “O momento é de troca de experiências e de discussão dos rumos dos investimentos das entidades”, comentou Dermeval.

A Fundação foi representada pelos integrantes do Conselho Deliberativo, Jorge Humberto de Almeida (presidente), Giselle Brandão e Joselito Lima; pelos membros do Conselho Fiscal, Daniel de Oliveira e Clécio Cruz; pelos integrantes do Comitê de Investimento, Mariana Araújo, Luiz José Vianna e Alexandre Barreto; pelo Presidente da FABASA, Luis Augusto Reis; e pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Dermeval Nonato Filho.

Dermeval comemorou a presença de integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos. “A FABASA pôde oportunizar a participação desses membros no evento e isso foi muito bom. Dessa forma, eles aprendem um pouco mais e tomam decisões mais qualificadas”, destacou.

O Diretor pontuou, ainda, que conhecendo mais o mercado e suas tendências, os integrantes dos Conselhos e do Comitê podem ratificar as propostas da Diretoria com mais segurança. “A Diretoria dá sugestões vislumbrando um cenário. Levamos para deliberação dos Conselhos e do Comitê. Eles aprovam confiando no nosso trabalho, e agora puderam ver que foram decisões acertadas e que estamos no caminho certo”, concluiu.